México bate recorde da maior degustação de tequila do mundo


1.449 apreciaram três tipos da bebida em Guadalajara. O estado mexicano de Jalisco, terra natal da tequila, conquistou neste domingo (24) o recorde do Livro Guinness para a degustação da bebida do mundo, com a participação de 1.486 pessoas que se reuniram na praça principal de Guadalajara, a capital.
Apenas 24 horas antes, o estado caribenho de Quintana Roo (leste) obteve o mesmo recorde com 1.449 pessoas, superando a marca de Toronto, no Canadá, com 864 pessoas em 2013.
Os organizadores preencheram os três requisitos: um especialista para orientar a degustação, servir três tipos de tequila (branco, reposado e añejo) e superar o número de participantes em Quintana Roo.
“O número oficial hoje para a maior degustação de tequila do mundo é de 1.486. Parabéns! Entregamos oficialmente nosso certificado”, anunciou a premiação da Guinness Record, Natalia Ramírez.
Os assistentes gritaram: “Sim, foi possível!”, em meio de confetes multicoloridos.
Esta distinção acontece no marco do primeiro Dia Nacional da Tequila, que foi realizado em 16 de março.
Em Guadalajara, 150 mililitros de tequila de “430 garrafas” foram servidos, afirmou o secretário estadual de Turismo, Germán Ralis.
Entre a tradicional música mariachi e guiados pelo provador certificado Jaime Villalobos, os participantes apreciaram a cor, o corpo, o aroma e o gosto da tequila.
“Vamos tomar um trago de tequila, vamos colocá-lo na boca por pelo menos 15 segundos, para que fique bem impregnado com a língua, os dentes e o paladar”, pediu o degustador.
México bate recorde da maior degustação de tequila do mundo
Ulises Ruiz/AFP
“Eu nunca fiz isso, é uma experiência muito boa”, disse Yolanda Rodríguez, 19, à AFP.
Alejandro Leos, 42 anos, disse: “Sou fã de tequila. Há muita diferença porque você pode perceber a elaboração, a consistência e o sabor único desta terra”.
A tequila é uma bebida mexicana produzida com sucos fermentados e agave destilada, em uma área protegida por denominação de origem. Este 2019 celebra 45 anos de ser o primeiro produto mexicano com esta distinção.
A bebida é exportada para mais de 120 países com um consumo de 200 milhões de litros por ano, enquanto no México a média consumida é superior a 80 milhões de litros por ano.
México bate recorde da maior degustação de tequila do mundo
Ulises Ruiz/AFP
México bate recorde da maior degustação de tequila do mundo
Ulises Ruiz/AFP
Categoria: Bizarro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *